11:26 Projetos Sociais

PROJETO VIVA O CIRCO

Projeto mais antigo da Escola Picolino, realizado desde o primeiro ano da Escola, consiste na pesquisa, criação, montagem e apresentação de espetáculo circense, utilizando-se inclusive de outras linguagens artísticas (dança, teatro, música, plástica, cinema), com o elenco de alunos, artistas e músicos da Picolino, levado a um grande público em 3 dias de evento.
O Projeto Viva o Circo, iniciado em 1986, é a culminância do trabalho artístico e educacional da Picolino. Nele vem se potencializando, ao longo destes anos, a revelação de novos artistas, o amadurecimento de seus alunos, a formação da Companhia de Circo Picolino, as pesquisas artística e cultural, a criação de espetáculos que têm levado o Circo Brasileiro a Festivais Nacionais e Internacionais.

PROJETO ARTE-CIRCO-EDUCAÇÃO

Principal Projeto pedagógico da Escola Picolino, dirigido a crianças e adolescentes, alunos das turmas básicas e avançadas, o Projeto Arte-Circo-Educação oferece uma oportunidade de educação integral, reduzindo a vulnerabilidade social, contribuindo para a garantia dos direitos da criança e do adolescente e integrando alunos de diversas realidades sociais, através do processo de ensino/aprendizagem das artes circenses.
Além das aulas de circo os alunos recebem aulas complementares (dança, música, capoeira, teatro, aulas teórico-vivenciais, leitura/escrita, contação de histórias, jogos e brincadeiras) e o acompanhamento escolar. É através do Projeto Arte-Circo-Educação que garantimos o maior direto da criança, que é o direito de brincar e onde também trabalhamos toda a base para a formação do futuro artistas e/ou instrutor de circo.

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Uma das principais metas no atendimento social da Picolino é garantir a educação básica de seus alunos rompendo um dos mais fortes elos do ciclo vicioso da miséria. No caso da maioria dos alunos da Picolino, tanto o Estado quanto a família não puderam garantir o ingresso e permanência destes na escola, cabendo então à Picolino, enquanto sociedade civil organizada, a missão de fazê-lo, sem, no entanto, deixar de implicar as duas outras instâncias.

PROJETO CIRCO NA ESCOLA

O Projeto Circo na Escola, assim como o Projeto Arte-Circo-Educação realiza o trabalho de base dos alunos da Picolino. Este Projeto atende a alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, como atividade complementar na própria escola formal. O atendimento já acontece em 4 escolas municipais de Salvador, mas pretende se estender a diversas comunidades.

FORMAÇÃO DE JOVENS ARTISTAS DE CIRCO

O Projeto de Formação de Jovens Artistas atende a 40 adolescentes e jovens e consiste num conjunto de ações com vistas ao desenvolvimento integral do adolescente e jovem, à garantia de seu direito à educação e sua capacitação para o trabalho. As principais atividades são aulas de circo, atividades complementares, que incluem outras linguagens artísticas, além do acompanhamento e apoio escolar. Os alunos deste curso tem idade mínima de 14 anos, com escolaridade mínima de 5a série, pelo menos 2 anos de treinamento circense e que já tenham desenvolvido uma boa base técnica e capacidade de trabalho em grupo.
O Curso de Formação de Artistas já encaminhou diversos jovens para trabalhar com circo no Brasil e no exterior. Mas, a grande parte dos jovens formados continuam na própria Picolino, integrando a Companhia de Circo Picolino e levando através do seu trabalho a arte circense para dentro e fora do Brasil.

FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE CIRCO

O Curso de Formação de Instrutores de Circo é uma ação pioneira da Escola Picolino, na educação de adolescentes e jovens em situação de risco e das classes populares, preparando-os como multiplicadores da ação educativa, através das artes circenses. O curso consiste na preparação profissional de jovens de bom nível técnico e artístico para transmitirem a arte do circo e atuarem como educadores no atendimento social e desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes.
A Escola Picolino já formou mais de 30 jovens instrutores, desde de 1998. Cada Curso tem duração média de 2 anos e constitui de aulas teórico-vivenciais, estágio supervisionado e treinos de circo.

PROJETO TODO MUNDO VAI AO CIRCO

O Projeto Todo Mundo Vai ao Circo consiste na realização de espetáculos de circo, realizados pela Companhia Picolino e dirigidos para alunos do ensino fundamental das escolas públicas e comunitárias. O projeto proporciona a esses alunos da rede pública de ensino a experiência com a arte circense, que envolve técnicas circenses, dança, teatro, música, cultura, informação e entretenimento, através dos seus espetáculos.
Esses espetáculos são construídos sobre temas ligados à cidadania e formação do jovem cidadão. Os alunos são levados para assistir a um espetáculo circense, onde o tema definido é desenvolvido cenicamente, proporcionando uma vivência lúdica e marcante de aprendizado, o qual relatarão através de trabalhos artísticos (plástico ou literário) produzidos em sala de aula das suas escolas.
Nos quase 10 anos do Projeto, mais de 130 mil crianças de escolas públicas já assistiram aos espetáculos. No final de cada ano são distribuídos 10 bolsas de estudos da Escola Picolino. Alguns desses alunos fazem aulas nas turmas básicas e outros já se formaram artista circense.

PROJETO HOJE TEM ESPETÁCULO

O Projeto Hoje Tem Espetáculo consiste na realização de espetáculos de circo, dirigidos para alunos do ensino fundamental das escolas públicas e comunitárias, de cinco cidades do interior da Bahia. O projeto, além de difundir a arte circense no interior do estado, garante a esses alunos o acesso à arte circense, cultura, lazer, entretenimento e informação através dos espetáculos, que traz temas ligados à cidadania e formação do jovem cidadão. Esse tema é trabalhado junto à empresa patrocinadora.
Os alunos são levados para assistir a um espetáculo circense, onde o tema definido é desenvolvido cenicamente, proporcionando uma vivência lúdica e marcante de aprendizado, o qual relatarão através de trabalhos artísticos (plástico ou literário) produzidos em sala de aula das suas escolas, e que serão expostos em locais públicos.